Dicas para emagrecer bem e com saúde

Atualmente o que mais observamos são pessoas fazendo ou pensando em fazer dieta. Algumas pessoas querem emagrecer a qualquer custo se atirando em dietas radicais e que prometem milagres.

Se você precisa ou quer emagrecer, não esqueça que mais importante do que perder peso é ter saúde.

Dietas radicais podem até oferecer um resultado satisfatório a curto prazo, mas podem comprometer sua saúde, porque geralmente retiram do cardápio nutrientes essências para o seu organismo.

Outro fator que deve ser levado em conta é que as dietas podem oferecer resultados diferentes dependendo de cada pessoa. Emagrecer de forma saudável requer conhecimento, disciplina, paciência e disposição para mudança de hábitos.

Como emagrecer bem

Em primeiro lugar não existe milagre. Para preservar a sua saúde, o ideal é fazer uma reeducação alimentar. Para perder peso é preciso que seu corpo queime mais calorias do que consome.

Para isto são necessárias 2 medidas: ajuste dos hábitos alimentares e atividade física.

Esse processo leva tempo e deve ser feito de maneira gradativa, sem passar fome ou restringir totalmente nutrientes do seu cardápio.

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Busque informações sobre o seu peso ideal e estabeleça metas dentro da realidade.

O processo de emagrecimento deve ser gradual e equilibrado. Numa dieta equilibrada a perda de peso é de 500g a 1 kg por semana.

Procure manter-se tranquilo, evite estresse e situações que provoquem sua ansiedade.  Muitas pessoas estão acima do peso ideal por razões mais emocionais do que físicas.

Selecionamos algumas dicas simples que você pode seguir para obter um emagrecimento saudável e mantê-lo.

  • Consuma alimentos termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo;
  • Pratique exercícios regularmente;
  • Diminua o consumo de açúcar e sal;
  • Beba bastante água e chás que ajudam a emagrecer;
  • Não consuma gorduras trans e saturadas;
  • Evite ou reduza bebidas alcoólicas;
  • Consuma carboidratos com baixo nível glicêmico (açúcar), de preferência os integrais. O feijão, a lentilha, a ervilha, o arroz integral são ricos em carboidrato;
  • Consuma frutas e hortaliças cruas;
  • Se você é do tipo que gosta de “beliscar” (comer fora de hora) procure consumir sementes que oferecem uma ótima fonte de fibras;
  • Consuma generosas porções de proteína como ovos, laticínios, queijos magros, iogurtes, carnes magras, sardinha e alimentos à base de soja. A proteína além de acelerar o metabolismo proporciona saciedade;
  • Capriche no café da manhã acrescentando fibras, carboidratos e proteínas;
  • Durma bem, pelo menos 7 horas por noite.

Não esqueça, estar no peso ideal é saudável, mas não teria sentido que, para isto você prejudique a sua saúde.