Minerais em Alimentos Para a Saúde Cardiovascular

Atualmente, a dieta que predomina no mundo é a ocidental, que se caracteriza pelo alto consumo de gorduras saturadas, sódio e açúcar. Por sua vez, apresenta deficiências nos minerais que mantêm o equilíbrio corporal, já que o consumo de vegetais, frutas e sementes é insuficiente para cobrir com a ingestão diária recomendada. Por que os minerais são importantes em alimentos para a saúde cardiovascular?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Para a prevenção eficaz e tratamento oportuno destes distúrbios, a implementação de uma dieta saudável é recomendada em conjunto com a prática usual de atividade física como um tratamento adjuvante ao farmacológico. 

O que são doenças cardiovasculares?

Eles são um grupo de distúrbios que incluem distúrbios cardíacos, doenças cerebrais vasculares e doenças dos vasos sanguíneos. Todos os anos, 17,1 milhões de pessoas morrem no mundo por causa dessas condições.

Em Espanha, as doenças cardiovasculares representam um custo anual de 9.000 milhões de euros para os seus cuidados , um número reportado pela Fundação Espanhola do Coração . Segundo a OMS, 80% das mortes atribuíveis a essas doenças poderiam ter sido evitadas seguindo um estilo de vida saudável e reduzindo os fatores de risco.

Principais fatores de risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular

Maus hábitos alimentares, juntamente com hábitos prejudiciais à saúde, estão diretamente correlacionados com o desenvolvimento da aterosclerose. Esta doença é caracterizada pela formação de uma placa lipídica ou gordurosa nos vasos sanguíneos , impedindo o seu bom funcionamento.

Entre os fatores que promovem o desenvolvimento de um processo aterosclerótico estão:

  • Fatores comportamentais de risco: tabagismo, sedentarismo, dieta rica em sal, gordura e energia, além do alcoolismo.
  • Fatores de risco metabólicos: hipertensão, diabetes mellitus, hipercolesterolemia, sobrepeso e obesidade

As doenças metabólicas estão intimamente relacionados com fatores de risco comportamentais. A dieta ocidental está associada ao acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo, refletido no aumento do peso corporal dos indivíduos.

O sobrepeso e a obesidade são condições que causam alterações no funcionamento dos órgãos, desencadeando doenças como diabetes mellitus, hipertensão arterial e dislipidemias.

A realização de um estilo de vida saudável representa mudanças nos hábitos alimentares e na prática de exercícios. Existem recomendações nutricionais específicas para regular os distúrbios metabólicos, além de planos alimentares que controlam inúmeros fatores de risco e exercem um efeito cardioprotetor. Entre eles, o mais conhecido é a abordagem dietética para o controle da hipertensão (dieta DASH).

Dieta DASH: minerais em alimentos com atividade vascular

A dieta DASH é um padrão alimentar criado pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI). É caracterizado por:

  • Um grande consumo de legumes e frutas.
  • Substituir farinha refinada por grãos integrais.
  • Contribuição moderada de gorduras e alimentos de origem animal.
  • Ocasional ou nenhum consumo de produtos com alto teor de açúcar.

Esta dieta efetivamente modula os principais fatores metabólicos associados ao desenvolvimento de um evento cardiovascular. Numerosas metanálises, segundo Chiavaroli L e cols. Em 2019, mostram que o consumo dessa dieta diminui a incidência de eventos cardiovasculares, pressão sangüínea, colesterol total, colesterol LDL, hemoglobina glicosilada, insulina plasmática em jejum e peso corporal em ensaios clínicos.

Os efeitos benéficos atribuíveis à dieta DASH estão relacionados ao efeito biológico de outros componentes nutricionais em alimentos, como flavonóides, que possuem atividade anti-inflamatória e antioxidante, além de minerais presentes em alimentos com atividade nos vasos sanguíneos.

Quais são os principais minerais nos alimentos para preservar a saúde cardiovascular?

Como podemos ver, existem muitos nutrientes que têm um impacto positivo na saúde cardiovascular. No entanto, focaremos esta seção em minerais em alimentos que, como destacado por um estudo publicado no Current Hypertension Reports, são benéficos.

Potássio

Apresenta interação com o sistema renina-angiotensina, alterando a atividade plasmática da retina, evitando o aumento dos valores da pressão arterial. Também participa da excreção renal de sódio, de modo que os marcadores de disfunção endotelial são reduzidos.

  • Alimentos:   espinafre, tomate, abobrinha, cogumelos, banana, nozes, abacate e sementes de chia.

Magnésio

Atua como um inibidor da contração do músculo liso vascular, exercendo um efeito vasodilatador para que o sangue flua a baixa pressão através das veias e artérias.

  • Alimentos: nozes, chocolate amargo (70% cacau) e grãos integrais.

Cálcio

Tem um efeito semelhante à família de medicamentos anti-hipertensivos conhecidos como inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA), inibindo a contração vascular. Também colabora com o potássio para excreção renal de sódio.

  • Alimentos fontes: leite desnatado, sardinha, amêndoas e grão de bico.

O consumo de uma dieta variada, rica em vegetais, frutas e grãos integrais, com contribuição moderada de alimentos de baixo teor de gordura animal, cobrirá as exigências de minerais cardio protetores, bem como outros componentes nutricionais que manterão o corpo funcionando de forma otimizada.

Também controlará os fatores de risco metabólicos associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Finalmente …

É importante ir com um nutricionista para realizar uma avaliação nutricional adequada e diagnóstico, a fim de obter um plano de refeições individualizado que atenda às necessidades de cada pessoa e contribua para melhorar a saúde.

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